BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Smart City Expo 2019 Curitiba supera expectativas e recebe 6,7 mil visitantes

Codese DF foi uma das instituições de apoio do evento, e levou uma comitiva de Brasília para conhecer as inovações urbanas.
26/03/2019
FONTE: Icities

Curitiba sediou o Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorreu nos dias 21 e 22 de março, no Expo Barigui, que recebeu 6,7 mil visitantes e teve um crescimento de 25% em relação ao público do ano passado. Esta segunda edição em Curitiba, se consolidou no seleto grupo de smart cities com a chancela da Fira Barcelona.

O Smart City Expo Curitiba 2019 teve 85 palestrantes nacionais e internacionais no congresso. Entre os temas tratados estavam mobilidade, governança, planejamento urbano, novas tecnologias e sustentabilidade. Além de nomes como Brooks Rainwater, diretor do Center for City Solutions, e membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, o fórum na capital paranaense reuniu representantes de cidades como Buenos Aires (Argentina), Las Condes (Chile), Guayaquil (Equador), Barcelona (Espanha) e Seattle (EUA).

Pensar a cidade de forma transversal, com suas diversidades sociais, econômicas e culturais e que respeite todos os cidadãos que nela vivem. Esse foi o foco da palestra “Cidades criativas para um mundo efervescente”, ministrada pela pesquisadora Ana Carla Fonseca, autora do livro “Cidades Criativas, que abriu o Smart City Expo Curitiba 2019. Durante a palestra, Ana Carla ressaltou ainda os impactos provocados pela crescente tecnologia. “O uso do waze (aplicativo de localização geográfica), por exemplo, faz com que as pessoas percam sua noção de orientação espacial. Estamos delegando funções para a tecnologia”, afirmou durante a palestra.

O Prefeito Rafael Greca liderou o debate “Diálogos com Prefeitos” com especialistas convidados e com autoridades nacionais. O encontro reuniu os prefeitos Felício Ramuth, de São José dos Campos (SP); Gustavo Costa, de Guarulhos (SP) e Udo Dohler, de Joinville (SC). Na avaliação do prefeito Greca, as soluções que foram apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2019 farão parte da rotina nas cidades, e os gestores atuais têm o desafio de integrar os conceitos e tecnologias de Cidades Inteligentes para orientar o desenvolvimento das cidades. “A boa gestão é um caminho sem volta na administração pública. Governança, compliance e ética são requisitos dos gestores públicos”, reforça Greca.

O CODESE DF esteve representado pelo seu presidente Paulo Muniz, por Rosane do Valle- secretaria executiva, pela gestora da Câmara de Cidadania – Ivelise Longhi, e pelo parceiro Eduardo Aroeira da ADEMI DF.  “Pretendemos colaborar com o governador Ibanes, fomentando políticas públicas que transformem o DF com plataformas voltadas para a inovação a favor das pessoas”, reforçou Paulo Muniz.  “O fórum da capital paranaense foi um sucesso em todos os sentidos”, salienta Roberto Marcelino, diretor da iCtities, empresa que organizou o evento no Expo Barigui. Segundo ele, a participação dos congressistas e dos expositores foi à altura da segunda edição do fórum em Curitiba.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por