BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Jardins Mangueiral quer ser o primeiro bairro com coworking público e comunitário FIB 2030

O projeto que está sendo produzido tem ligação intrínseca com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e tem previsão de ser inaugurado em 2020, em parceria com o Codese/DF.
07/10/2019
FONTE:

O Centro de Práticas  Sustentáveis (CPS) do bairro Jardins Mangueiral está desenvolvendo o projeto do primeiro Coworking público FIB2030, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do  Distrito Federal (Codese/DF), com previsão de inauguração para 2020. O projeto criado dentro da Plataforma de Desenvolvimento Comunitário FIB2030, tem ligação intrínseca com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS-ONU), que formam a Agenda 2030. O modelo de gestão compartilhada tripartite tem proposição da Rede Comunitária Nosso Jardim, Codese/DF e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Pioneiro no Brasil nessa modalidade, o projeto tem como objetivo transformar o CPS do Jardins Mangueiral em pólo desenvolvimento de projetos locais, criando um modelo de governança e gestão comunitária, com certificação internacional de boas práticas. A ideia é ampliar o índice da Felicidade Interna Bruta (FIB), que mede e avalia o impacto social dos projetos, baseado em nove dimensões: bem estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. 

O coworking é um espaço de trabalho que reúne profissionais independentes para desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.. Também oferece networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial.

Ideia

A ideia de um coworking público e comunitário  surgiu em encontros de vizinhos empreendedores sociais e criativos no bairro Jardins Mangueiral,  entusiastas da cultura colaborativa, novas mídias e do desenvolvimento local. Como inovadores à frente da proposta estão, João Paulo Barboza e  Olga Mariano, o Laboratório de Inovação Social (FIBlab),  a rede comunitária Nosso Jardim, o Codese/DF e novos parceiros apoiadores. “O Jardins Mangueiral é uma experiência inovadora que inspira na vivência quotidiana de um laboratório social. Foi um bairro concebido para ser a referência em desenvolvimento sustentável, por meio da primeira parceria público-privada do Brasil, que uniu pessoas de todas regiões do Distrito Federal, o que trouxe uma grande diversidade intrínseca e riqueza social para o Jardins Mangueiral”, destaca João Paulo Barboza. 

Parceria FIBlab x Codese/DF

Em maio de 2019, o Laboratório Social Inove Dimensões (FIBlab) teve conhecimento do evento DIálogos CBIC - “ O Futuro da Minha Cidade” promovido pela CBIC.. Para Barboza, “foi uma oportunidade excelente na qual pudemos conhecer o Codese e nos identificamos com seu modelo de governança expresso no documento “O DF que a gente quer!”. Compartilhamos percepções sobre diversos temas como, por exemplo, tornar Brasília uma referência inovadora de desenvolvimento urbano e social, replicável para o Brasil, através do impulsionamento dos ODS, em modelo de governança compartilhada em rede”, acrescenta.

O projeto já foi apresentado no evento regional Connect Smart  Cities, com tema Inovação Social na Primeira PPP Habitacional do Brasil com consentimento do Ibram, responsável do CPS. Em agosto, foi apresentado no evento "Prontos para o amanhã? As competências que o futuro espera", painel FIB2030  com o tema: “Líderes e Comunidades do Futuro - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030 juntas na Comunidade”, na Universidade de Brasília (UnB). 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por