Imagine uma cidade que at" />



BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Brasília será palco do I Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes

O legado da certificação garante um patamar mínimo para uma cidade melhor e a continuidade na prestação de serviços de qualidade para a população.
08/11/2019
FONTE: IDEACOM

Imagine uma cidade que atenda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), cercada por um sistema de políticas públicas aprimoradas por dados padronizados que certificam uma cidade inteligente, sustentável, resiliente e próspera. O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do  Distrito Federal (Codese/DF) apresenta o 1º Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes, no dia 28 de novembro, no Millennium Convention Center, em Brasília-DF, para tornar isso possível. O evento conta com o apoio institucional do Governo do Distrito Federal através da Secretaria de Inovação da Casa Civil e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

O objetivo do evento é apresentar o processo de certificação ISO 37120, acolhido por Brasília, para municípios interessados e nivelar o conhecimento e premissas necessárias para que em curto prazo as cidades sejam sustentáveis, resilientes, humanas e inteligentes. Atualmente, Brasília está classificada na categoria de “Cidade Aspirante”, que considera a transparência, monitoramento e estabelecimento de políticas públicas orientadas à melhoria contínua de 19 eixos, incluída no catálogo de cidades globais.

 

Inscrições

As inscrições já estão abertas e são gratuitas, porém limitadas. Será uma oportunidade única para participar do debate e saber como transformar sua cidade em uma cidade humana, sustentável, resiliente e  inteligente. A certificação é o caminho, por meio de indicadores, para cidade evoluir e se tornar uma cidade melhor para as pessoas. Clique aqui, faça sua inscrição e confira a programação.

  

Temas

Serão apresentados 10 temas: O futuro e as perspectivas para 2030 no Brasil e no mundo; certificação ISO 37120; transformação digital; cidades inclusivas e compartilhadas; direito às cidades e meio ambiente; mobilidade sustentável; governança digital; economia circular e economia digital 

 

Por que transformar um município em uma cidade inteligente? 

O legado da certificação garante um patamar mínimo para uma cidade melhor e a continuidade na prestação de serviços de qualidade para a população, afirma Paulo Medeiro, subsecretário de Inovação da Casa Civil do Distrito Federal. O futuro do Brasil é agora! Pensar o desenvolvimento de 5.570 municípios brasileiros de forma integrada e dinâmica seria um desafio distante, mas, a certificação proporciona a possibilidade de unir estratégias de tecnologia digitais ou não, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável.   

 

Brasília Inteligente

No fórum o Governo do Distrito Federal apresentará o Programa Brasília Inteligente, elaborado nos primeiros meses de governo, com o objetivo de garantir aos brasilienses uma cidade melhor para viver, por meio da modernização da legislação distrital, elaboração de um plano mestre "ex post", construção de plataformas tecnológicas específicas e aplicação das boas práticas de elaboração de políticas públicas orientadas pelos eixos temáticos da ISO 37120 e baseadas em evidências. 

 

Cerrado Digital 

Brasília também foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para implementação do Pólo Cerrado Digital da Rota Tecnologia da Informação e Comunicação (Rota TIC). Por ser o principal pólo de tecnologia da Região Centro-Oeste entre as regiões prioritárias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), que reúne o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e quatro de Minas Gerais foi escolhida, avalia o coordenador da Rota TIC, André Rafael Costa e Silva.

 

Ímpar 

Será uma experiência ímpar para o debate entre gestores públicos, legisladores, empresários, academia, startups, centro de pesquisas e a sociedade civil, para apresentar e discutir questões que impulsionam cidades mais inteligentes. 

 

Desafios e Experiências de Smart Cities no Mundo e no Brasil 

Para abrilhantar o 1º Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes, o espanhol Josep Miquel Piqué vai ministrar a palestra magna “Desafios e Experiências de Smart Cities no Mundo e no Brasil". Piqué é mentor de inúmeras iniciativas e projetos ao redor do mundo voltados aos desenvolvimento de smart cities, tendo sido CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona, diretor de Setores Estratégicos da Agência de Desenvolvimento Local Barcelona Activa e CEO do Gabinete de Crescimento Econômico da Câmara Municipal de Barcelona. 

 

Piqué é Presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT), Vice-Presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE) e ex-presidente e membro do Conselho da Associação Internacional de Parques científicos e Áreas de Inovação (IASP ).  Atualmente, é consultor da Direção-Geral de Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia e membro da Equipe de Especialistas em Políticas de Inovação e Competitividade da Comissão das Nações Unidas para a Europa (UNECE). 

 

Exposição

Também haverá uma área de exposição dos produtos desenvolvidos pelo governo do Distrito Federal (SLU/SEDUH/CAESB/NOVACAP/TERRACAP/BRB/CEB/DETRAN/SDIC, etc) que compõe o ecossistema de inovação criado para apoiar o programa Brasilia Inteligente, e também para exposição de tecnologias  de empresas de mercado

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por