Em busca de experiê" />



BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030

Inédito no país, o projeto criado para melhorar a gestão pública do município de Monteiro Lobato-SP, com cerca de 4.500 habitantes, adotou soluções em inovação e tecnologia.
24/11/2019
FONTE: Prefeitura Monteiro Lobato-SP

Em busca de experiências em smart cities por cidades brasileiras, o Codese/DF teve a grata surpresa de conhecer o Programa Cidade Inteligente, Humana e Encantada (CIHE) 2030, de Monteiro Lobato-SP. Inédito no país, o projeto criado para melhorar a gestão pública do município paulista, com cerca de 4.500 habitantes, adotou soluções em inovação e tecnologia, presentes em uma nova forma de governar, explica a prefeita da cidade, Daniela de Cássia Santos Brito. 

 

As ações desenvolvidas estão diretamente ligadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas. Trata-se de um conjunto de medidas que visa melhorar a vida das pessoas em todos os lugares do planeta. 

 

De acordo com Daniela, governar uma cidade como Monteiro Lobato requer pensar em soluções de problemas que interferem em políticas públicas essenciais. Para que todos esses setores funcionem bem é fundamental utilizar soluções eficientes, inteligentes, rápidas e com menos burocracias, destaca. “É necessário criar métodos que solucionem o problemas a longo prazo, pois isso economiza dinheiro e tempo. As soluções em tecnologia, se usadas corretamente, podem melhorar a qualidade de vida da população e desenvolver o município de forma ordenada e sustentável”, afirma a prefeita, que já colhe os resultados do programa, reconhecidos em inúmeras conquistas para a população. 

 

Central do Cidadão

A Central do Cidadão é um espaço criado com o agrupamento de funções essenciais para facilitar a vida dos moradores, desde requerimentos, protocolos e atividades de fiscalização, trânsito, justiça e empreendedorismo. Desde sua criação em 2015, já foram mais de 10 mil atendimentos sem burocracias, comprovando o conceito de uma cidade inteligente e que respeita seus habitantes.

 

Sistema Fotovoltaico 

Já é realidade um projeto de eficiência energética que instalou Sistemas Fotovoltaicos no prédio da Prefeitura de Monteiro Lobato e nas escolas do município. Por meio de painéis adaptados é possível gerar energia elétrica através da radiação solar, contribuindo para a economia nas contas públicas e sustentabilidade para as novas gerações. 

 

Renovação da iluminação pública 

A partir de 2019, Monteiro Lobato terá 100% das lâmpadas de iluminação pública substituídas pela tecnologia LED, que é mais eficiente, econômica e sustentável. Ocorrerá a substituição de 596 pontos de iluminação por lâmpadas LED e instalação de um sistema fotovoltaico no Posto de Saúde Dr. João Auricchio, no centro da cidade. Com a implantação, será possível reduzir o consumo de energia referente a iluminação em 207 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 86 famílias. 

 

Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema utilizado. O novo modelo também gera menos impacto ambiental  por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

 

“Além dos resultados técnicos, a experiência obtida na gestão do programa CIHE 2030 em Monteiro Lobato é imensurável, visto que nossa equipe de governo está trabalhando de forma ativa, baseado nos indicadores adquiridos, na melhoria da estrutura administrativa e acompanhando o tempo que vivemos e as tecnologias que temos à disposição hoje”, comemora a gestora pública.

 

Desafios

Para Daniela Brito, o desafio maior do CIHE 2030 é inserir a tecnologia nos processos de governabilidade e ultrapassar os velhos modelos de trabalho para novas perspectivas e alternativas, requer tempo e adesão dos profissionais que executam esses sistemas. Como exemplo, a prefeita destaca prontuários médicos digitalizados em um banco de dados ágil e completo, facilitando a vida do usuário do sistema de saúde. Ou ainda ter todas as estradas mapeadas por georreferenciamento, com suas coordenadas claras e objetivas, contribuindo para preservação das vias e para a mobilidade. 

 

Lições aprendidas

“Monteiro Lobato, assim como a grande maioria dos municípios pequenos do Brasil, historicamente foi gerido dentro de conceitos pautados na visão de curto prazo e centralização do poder de tomada de decisão, bem como definição de atribuições sem respeitar o conhecimento técnico dos gestores”, avalia Daniela. Esse cenário reforça a relevância do programa CIHE 2030, implantado na cidade que aspira ser referência para outros tantos municípios do estado de São Paulo e até mesmo do Brasil.

 

Com informações: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Monteiro Lobato-SP

 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por