BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

CODESE DF PROPÕE MEDIDAS COM IMPACTO SOCIAL E CONTRIBUI PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Conselho atua no fomento do crescimento econômico e social do DF e soma esforços no combate ao novo coronavírus
19/08/2021
FONTE: Águia Comunicação

Focado no desenvolvimento econômico do Distrito Federal, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE DF) estabeleceu o impacto social como resultado mais importante das medidas e ações que endereça ao poder público. Em quatro anos de atuação, o Conselho construiu propostas e parcerias tendo o cidadão do Distrito Federal e seu Entorno como principal beneficiário – seja pelo estímulo ao investimento com geração de emprego e renda, seja pela melhoria da oferta e acesso aos serviços públicos. Esse paradigma também orientou a atuação do Conselho durante a pandemia da Covid19, quando o CODESE DF mobilizou sua força para colaborar com o poder público no enfrentamento da pandemia.

Em março de 2020, o Conselho desencadeou a campanha Juntos pelo DF e produziu resultados relevantes: em três dias, foram arrecadados R$ 283,1 mil, doados ao atendimento de saúde do Distrito Federal – a maior parte desse montante veio do setor produtivo. Parte desses recursos foram destinados à compra de cinco respiradores hospitalares e 2mil viseiras de acetato. O CODESE DF também participou da doação  para o Portal do Voluntariado:

  • 528 cestas básicas
  • 585 Garrafas pets Coca Cola
  • 232 desinfetantes
  • 68 kits de higiene
  • 186 sucos Del Valle
  • 643 Caixas com kits lanches
  • 133 caixas com kits almoços
  • 68 caixas com kits café da manhã

“A sensibilização e o envolvimento das empresas de todos os segmentos do setor produtivo foram imediatos”, comenta o empresário Paulo Muniz, fundador e presidente do CODESE DF por dois biênios – 2017/2019 e 2019/2021. “Conseguimos nos aglutinar diante de uma situação nunca vivida na história do Brasil. Esse período resgatou a confiança na união entre as pessoas para fazermos o bem”. Segundo ele, os integrantes partilham do entendimento que, em meio à pandemia, proteger a vida e dar condições dignas à população são prioridades inquestionáveis.

A mobilização em torno da pandemia traduz a percepção do Conselho da centralidade do desenvolvimento social como principal objetivo a ser cumprido pelo crescimento econômico. O CODESE DF tem pautado a formulação de propostas e recomendações ao poder público pela combinação desses dois paradigmas: economia forte e oportunidades e atendimento ao cidadão. Esta é a base do trabalho desenvolvido pela instituição e foco de muitas medidas construídas nos seus quatro anos de atuação.

Segurança e saúde – Em 2019, o CODESE DF articulou com o Governo do Distrito Federal a criação do Núcleo de Resolução de Conflitos, iniciativa proposta pelo Conselho para disseminar as melhores práticas e mediar a solução de disputas em torno de temas urbanísticos e da convivência em comunidade. Formado em parceria com a Rede Internacional de Excelência Jurídica (RIEX), o Núcleo também envolve a Secretaria de Estado da Proteção de Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal).

“A mediação de conflitos tem um efeito social de grande importância, em várias frentes, pois além de impedir uma sobrecarga desnecessárias nos órgãos do poder judiciário, pode agilizar a solução de problemas do cidadão”, justifica Paulo Muniz. “É um ganha-ganha, em que o poder público e a sociedade resolvem seus problemas por meio do diálogo. Iniciativas como essa fortalecem a cidadania”. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que tramitam no judiciário brasileiro mais de 100 milhões de processos.

Também partiu do CODESE DF a demanda por avanços na segurança pública do Distrito Federal. Já em seu primeiro ano de atuação, o Conselho defendeu a adoção de plantão integral nas delegacias, com atendimento 24 horas ao cidadão, e medidas para melhorar as condições de trabalho das forças policiais do DF. Após avaliação de suas câmaras técnicas, o Conselho propôs ao GDF ações de capacitação e atualização profissional para os servidores das polícias civil e militar por intermédio de cursos e treinamento, a melhoria dos salários e benefícios e parcerias para ampliar o quadro.

 “É importante buscar soluções que respondam à necessidade de ampliar e fortalecer a segurança da população. É preciso melhorar a aplicação dos recursos públicos e construir parcerias para dar às forças policiais condições de fazer o melhor trabalho”, diz o fundador do CODESE DF. Segundo ele, a adoção do plantão 24 horas foi uma conquista importante para o DF, construída com diálogo e convencimento conduzidos pelo Conselho.

Em 2018, o CODESE DF uniu sua força a outras instituições do Distrito Federal, e à população, em defesa da permanência do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE) à frente da administração do Hospital da Criança José Alencar (HCB). Integrantes do Conselho participaram do abraço simbólico em torno do HCB, reiterando apoio à gestão do ICIPE e defendendo a continuidade de ações bem-sucedidas para a saúde do público infantil. “Foi uma oportunidade de mostrarmos que estamos ao lado da população, enxergando suas necessidades e buscando soluções de forma efetiva”, lembra Muniz.

Fundado em 2017, o CODESE DF tem caráter propositivo e consultivo. Formado por 50 entidades empresariais e da sociedade civil, é fruto do projeto de responsabilidade social O Futuro da Minha Cidade, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O CODESE DF é inspirado no modelo da cidade de Maringá (PR), pioneira nesse arranjo institucional, e no CODESE GO, da cidade de Goiânia.

 

 

 

 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por