O Codese - DF recebeu nesta segunda-feira, 02 de maio, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e membros de sua equipe, para debater os dados trazidos pelo Diagnóstico da evolução do desenvolvimento do Distrito Federal, produzido pela empresa de consultoria MacroPlan no âmbito do projeto “O DF QUE A GENTE QUER - Visão 2022-2040”.
Durante o encontro, a secretária trouxe informações atualizadas sobre a Educação na primeira infância, a ampliação de vagas, e os desafios da Educação no Distrito Federal. “Aqueles dados são do Censo da Educação de 2018 e não é a realidade mais. O governo Ibaneis Rocha já avançou muito nestas questões. A Educação Infantil, de 4 e 5 anos, por exemplo, nós já universalizamos. Creche ainda é o nosso gargalo maior, mas vamos avançar bastante com o cartão-creche, onde as famílias de renda mínima recebem o recurso e escolhem uma creche da rede privada, próxima à suas casas, pagando com o cartão-creche, além da construção de novas creches. Esta iniciativa gerou mais de 5 mil vagas em creche no Distrito Federal, somente do ano passado pra cá, por isso que eu falo que os dados não estão atualizados“, afirmou a secretária.
Para o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, é fundamental extrair do GDF os dados atualizados do diagnóstico apresentado pela MacroPlan, e na sequência divulgar todo o trabalho para a sociedade. “Nós temos pesquisas que vão até 2018, 2019 e estamos dando a oportunidade ao governo do Distrito Federal de informar a situação atual e como ele tem atuado em relação à ‘foto’ daquele momento. E na sequência publicaremos o Diagnóstico e as considerações do GDF”. destacou.
A reunião foi uma iniciativa do Eixo Estrategico de Cidadania e Desenvolvimento Social e da Câmara Técnica de Educação do Codese-DF.
Fotos: Álvaro Henrique