BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese DF - uma nova forma de pensar o futuro do Distrito Federal

Por Paulo Muniz – Presidente da ADEMI DF e do CODESE DF
20/08/2017
FONTE: Milca Santos

O futuro das cidades não depende apenas da vontade e esforço dos governos. A participação da sociedade organizada, que planeja alcançar seus objetivos, é fundamental para que se consiga promover as mudanças sem arrastar as pesadas amarradas colocadas em seu caminho. Isto não é utopia remanescente dos gregos que deram a base da democracia. Nos dias que vivemos, esboçar o roteiro de uma viagem rumo ao futuro exige que se pactue um equilíbrio entre as forças de governo, setor produtivo e sociedade organizada, que, com doação, harmonia e atuações igualitárias, distribuam responsabilidades na definição dos caminhos que se deve trilhar. Com esse esforço concentrado e distribuído irmãmente poderemos sonhar e construir a Brasília que queremos para o futuro.

A cooperação social, desde que voluntária e não comandada nem enquadrada por governos e agremiações políticas, vai resultar em ganhos gerais. Nem tudo sempre parecerá tão perfeito, mas apropriado às mutações constantes que é a realidade do mundo que vivemos. Sem o esforço pactuado, a lei da inércia seguirá seu rumo sem projeto, sem futuro. Antes que percamos os vestígios de beleza e solidariedade que possuímos é determinante que os cidadãos se organizem para influenciar decisivamente nas tomadas de decisões dos governos, levando o conceito de democracia para toda a esfera social.

Para dar organicidade a este desejo, dirigentes de várias entidades que lideram o setor produtivo de Brasília criaram o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal – Codese DF. O Conselho é uma assembleia permanente, formada pela sociedade civil organizada, para discutir e propor ideias estratégicas em desenvolvimento sustentável. Sua liderança é comunitária, de todos os que compartilham de ideias, trabalho, funções e equipe, sem vaidades. Esta nova organização, sustentada pela força de ideias e trabalho voluntário, pretende elaborar e monitorar projetos de curto, médio e longo prazo para melhorar a renda e a qualidade de vida da população do Distrito Federal e Entorno, em gestão compartilhada com o poder público.

O Codese DF foi lançado oficialmente em 23 de março, num almoço entre as lideranças do setor produtivo, com a assinatura de sua ata de fundação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, por representantes de mais de 50 entidades do DF. No dia 23 de maio foi oficialmente registrado em cartório. Em menos de 60 dias já tem CNPJ, conta bancária, programação de trabalho estabelecida e 17 câmaras técnicas atuando.

Seu modelo foi inspirado em projeto originário de Maringá –o Codem,  amparado em câmaras técnicas, responsáveis pela coleta de informações e elaboração de propostas setoriais. A cidade de Maringá tornou-se um grande exemplo dos resultados positivos gerados pela união entre governo, setor produtivo e sociedade organizada. Hoje a região lidera o ranking de melhores grandes cidades do Brasil, ocupa o oitavo lugar em Gestão Fiscal no país e o primeiro lugar, no Paraná. Goiania é outro exemplo inspirador e que se tornou parceira na busca de soluções para consolidar políticas comuns de desenvolvimento. Ao criarmos o Codese-DF vimos recebendo muito apoio do Codese-Goiania, principalmente porque muitos dos problemas hoje vividos pela população são comuns às duas cidades. Melhorar os indicadores sociais está em nossa bússola comum, trabalhando em parceria.

A criação do Codese DF é uma demonstração de credo da sociedade em seu potencial para pensar, elaborar, articular e promover ações impactantes para definir a Brasília que queremos, tendo como meta 2030. Sonhamos com uma cidade melhor para morar, com índices de desenvolvimento econômico, social e humano que nos permita legar um futuro promissor às próximas gerações. O caminho menos oneroso e factível para atingirmos este desejo está na convergência de uma articulação harmônica entre a sociedade organizada e o setor público.

 A proposta é simples, mas ousada: queremos emprestar a competência de especialistas em diversos setores econômicos, sociais e humanos ao poder público. A população deve tomar consciência do poder e assumir responsabilidades. Precisamos equilibrar o papel dos políticos, mas também da sociedade. O Codese DF colocará à mesa dos candidatos ao governo do DF, em 2018, propostas com compromisso e a obrigação de realizá-las, com o acompanhamento e fiscalização da população. Pela primeira vez a sociedade civil organizada deixará de ser refém para tornar-se protagonista das mudanças. Todos teremos de deixar a zona de conforto e participar da formulação dos projetos e das decisões sobre o futuro da cidade-estado. É hora de juntar o talento, o conhecimento e os esforços de todos aqueles almejam mudar Brasília e o Distrito Federal.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por