BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese e PNUD têm a mesma pauta para o desenvolvimento sustentável

Codese promove seminário para nivelar conhecimento sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS que integram a agenda 2030 da ONU.
10/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Ieva Lazareviciute, Assessora de Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou no seminário com os dirigentes Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico – Codese-DF, o significado dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que integram a agenda 2030 da ONU. Os ODS estão sendo discutidos como um conjunto de referências que vão ajudar na construção de metas e propostas a serem apresentadas, no próximo ano, como plano de Desenvolvimento de Brasília.

 Para o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, o compromisso de trabalhar para que Brasília tenha um Plano que seja de Estado e não apenas de uma ou no máximo duas administrações, em caso reeleição. Esses conceitos de continuidade administrativa e de planejamento de longo prazo serão apresentados aos candidatos ao GDF.

 Criado este ano por entidades empresariais e a sociedade organizada, o Codese se propõe buscar cooperação junto a órgãos e entidades para encontrar soluções que viabilizem projetos de desenvolvimento sustentável para Brasília e Entorno, região que tem uma população superior a 5 milhões de pessoas.

 O propósito da Agenda 2030 da ONU, segundo Paulo Muniz, presidente do Codese, está em sintonia com os objetivos do CODESE. Seus 17 temas ajudam a enfrentar solidariamente os grandes desafios para a implantação dos projetos de desenvolvimento sustentável e humano em busca de uma vida mais saudável para todos. Esta cooperação, não comandada nem enquadrada por governos e agremiações política, pode resultar em ganhos para toda a sociedade, que passa a ter voz nas definições dos rumos das políticas públicas. A participação do PNUD neste processo será de extrema importância para o desenvolvimento de nossas propostas, salientou.

 Segundo Ieva, o trabalho que o PNUD vem realizando no Brasil, tem foco maior nas regiões Norte e Nordeste. Entretanto essa prioridade não impede que trabalhe diretamente com a sociedade a nível municipal, atingindo o maior número possível de pessoas, integrando-as ao processo de desenvolvimento sustentável, social e ambiental, em busca de uma vida saudável para todos.

 Agenda da ONU para 2030 tem uma visão sistêmica e holística abordando temas como extinguir a pobreza e a fome; assegurar vida saudável; garantir educação de qualidade; alcançar a igualdade de gênero; garantir a oferta de água e saneamento básico; promover o crescimento econômico; reduzir as desigualdades; tornar as cidades mais seguras e sustentáveis; assegurar novos padrões de consumo e produção; combater as mudanças climáticas; conservar o uso sustentável dos oceanos, mares e rios; defender a fauna e a flora; e lutar contra a corrupção.

 O Codese, em suas 17 câmaras temáticas, tem a mesma preocupação: encontrar soluções que levem as pessoas a terem uma vida mais saudável e próspera. Para Luiz Carlos Botelho, vice-presidente do Codese, em Brasília a participação da sociedade no planejamento dos governos tem sido inexistente. O Estado não percebe os anseios da população por mudanças necessárias à melhoria de qualidade de vida almejado. Não tem planejamento. E é isto que o Codese oferece aos futuros governos, projetos que estimulem o desenvolvimento sustentável e maior transparência e efetividade na governança do processo, finalizou.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por