BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese: um olhar sobre o futuro de Brasília

Como ultrapassar as dificuldades unindo sociedade e governo
27/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, participou da II Convenção Mundial dos Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais, realizado em Brasília (25 a 27 de outubro) em dois eventos: debatedor no painel “Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas suas formas” e apresentou as propostas do Codese na palestra “A Brasília que queremos: governo e sociedade; brigar para quê? ”

Pela manhã, quando se discutiu o combate à corrupção, Paulo Muniz salientou total engajamento do Codese ao movimento, através das Câmaras de Cidadania e de Cultura de Paz e Não Judicialização, na campanha #todosjuntoscontraacorrupção, “por acreditar ser ela fundamental para a formação das futuras gerações”.

Ao se colocar à disposição da rede colaborativa do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, o Codese vai atuar para consolidar o combate efetivo aos desmandos por meio da educação para a cidadania e honestidade, gerando a consciência da necessidade do controle social da gestão pública, atividades basilares do Conselho.

 Queremos operar em todos os ambientes propícios, utilizando ferramentas para a criação de programas dentro dos ambientes organizacionais e comunitários. Isto ajudará na formação de cidadãos resistentes às práticas corruptas e que podem se transformar em multiplicadores do ideário ético e formar seus filhos em cidadãos também incapazes de transigir com seus valores, salientou Paulo Muniz.

Pensando no futuro

À tarde o presidente falou sobre o Codese, criado há menos de 150 dias, fruto do esforço voluntário do setor produtivos e da sociedade civil organizada, que deixou rapidamente as fraldas para assumir um papel ativo na vida de Brasília.  Sem qualquer conotação partidária e responsabilidades distribuídas entre as 17 câmaras técnicas - formadas hoje por 250 técnicos, profissionais, empresários e acadêmicos- que emprestam seus talentos para criar soluções que visem tornar Brasília um lugar melhor para morar.

O Codese foi criado para despertar a capacidade de formulação de políticas e projetos visando criar condições de financiar e empreender o território, potencializando o uso da inteligência disponível na cidade.Nossa proposta,disse Paulo, é agregar essas inteligências e dar rumo às propostas por elas geradas. Procuramos manter uma articulação constante com o GDF tendo como vetor a busca de soluções que tragam o bem-estar e a felicidade para todos os brasilienses, agora e no futuro.
 
“Uma das missões do Codese é justamente colaborar para desobstruir os canais que vêm impedindo a modernização do Estado. Este, adimplente e livre dessas amarras, esperamos que possa participar mais ativamente do desenvolvimento econômico e social, sustentável e estratégico, tão ansiado pela sociedade contribuinte. Vamos atiçar agendas compatíveis com todos os setores do poder público - Executivo, Legislativo e Judiciário - que, em comunhão com as expectativas da população, possam operar suas máquinas em benefício de todos. A gestão pública precisa ser eficiente na realização de políticas de desenvolvimento sustentável”.

Quanto ao futuro, disse o presidente, o Codese pretende cooperar sempre, independente dos governantes de ocasião. “Queremos enfrentar os grandes desafios, permitindo maior integração e eficiência entres todos os setores envolvidos, com um único e indissolúvel propósito: alavancar projetos estruturantes, instituir mecanismos de participação e controle efetivos que garantam o bem-estar da população”.
 
O Codese vai apresentar propostas de planejamento para a implantação de um novo modelo de governança, mais transparente, integrado e compartilhado, onde as iniciativas do setor público, privado e da sociedade civil organizada tenham como objetivo a satisfação da população. No próximo ano vai oferecer aos candidatos ao GDF todo um arcabouço de sugestões do que a sociedade quer e como podemos agir para atender às expectativas. Não apenas para quatro anos, mas tendo sempre um olhar esperançoso para o futuro, finalizou Paulo Muniz.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por