BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Melhorar as cidades é a proposta do Codese

Em Goiânia, os primeiros exemplos de colaboração
01/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Qual “O futuro da minha cidade”? foi o tema do workshop organizado pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC) em Goiânia, que reuniulíderes de 18 entidades (atuando ou em fase de construção, em14 estados), que têm como objetivo formular e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico das cidades, em parceria com as prefeituras. O evento contou com a presença do governador Marconi Pirillo e do prefeito de Goiânia, Iris Resende.

As discussões giraram em torno da preparação das cidades para enfrentar o futuro, tendo como foco o planejamento para garantir que essas concentrações cada vez maiores de habitantes possam oferecer condições melhores se viver. “Só com a participação efetiva das classes produtoras e da sociedade civil organizada, compartilhando a gestão com os governos, pode resultar em ganhos para a sociedade” salientou o orientador do seminário, Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, a primeira cidade a criar o Conselho de Desenvolvimento.

Para José Carlos Martins, presidente do CBIC, a criação do Codese vai dar um novo formato para os debates sucessórios dos executivos das cidades, a partir do próximo ano. Este é o caminho legítimo para que a sociedade organizada explicite para os candidatos quais são seus desejos, e como realizá-los. “O tempo da política não é o mesmo da necessidade das populações; é necessário que a sociedade force a continuidade dos planejamentos aprovados, evitando a descontinuidade, mesmo com a mudança do prefeito”.

O encontro serviu para que as entidades já operando e as que estão em fase de implantação pudessem trocar experiências e conhecer resultados que garantam a manutenção do modelo compartilhado de planejamento e gestão. O Codese Goiânia assinou carta de intenções com a prefeitura envolvendo a doação de R$ 1,4 milhão para o desenvolvimento do masterplan, considerado pelo prefeito Iris Rezende “um marco para a nossa administração, que vem unindo técnicos, empresários e sociedade para pensar nosso futuro”.

O exemplo do Codese DF foi destacado: em apenas 150 de sua criação,vai apresentar ao GDF, ainda este mês, suas sugestõesde ações imediatas que para melhorar a vida da população nas áreas de mobilização urbana, saúde, segurança, turismo, entre outras. Para o presidente da entidade, Paulo Muniz, “a sinergia entre as classes produtoras e a sociedade civil organizada, em 46 reuniões das Câmaras Técnicas, já nos permite visualizar um futuro mais promissor nas relações com as administrações públicas, de forma colaborativa e sem qualquer conotação partidária”.

O vice-presidente do Codese e presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, disse que chegou a hora de a sociedade civil organizada se manifestar quanto ao futuro que espera para Brasília. “Nós somos uma ilha dentro de Goiás e, por isso, precisamos nos interagir cada vez mais. Temos que integrar as cadeias produtivas das regiões e buscar viabilizar uma região metropolitana que possa operar de forma integrada, inclusive tributariamente”.

O governador Marconi Pirillo salientou que o Conselho é uma iniciativa que deve sacudir econômica e socialmente Brasília, Entorno e Goiânia, buscando soluções para os graves problemas que ainda permeiam a área. Disse que estão finalizados os estudos e as propostas para a construção da malha ferroviária ligando Brasília a Goiânia, um expresso (250 KM/hora) que poderá fazer os 186 quilômetros em pouco mais de uma hora. Este projeto, segundo Pirillo, promoverá uma verdadeira revolução, colocando passageiros e mercadorias mais perto do consumo e do trabalho.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por