BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese e Sudeco buscam cooperação para desenvolver área da Ride

22 municípios devem ganhar impulsos para seu desenvolvimento
07/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O presidente do Codese, Paulo Muniz e o Superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), Antonio Carlos Nantes, em reunião ontem (06/11), deram início aos estudosem busca de formas de cooperação que possam gerar maior desenvolvimento dos 22 municípios da região da Ride. Os trabalhos já vêm sendo realizados, isoladamente, na Comissão Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride, pelo Codese, e a reativação do conselho diretor da Ride, pela Sudeco.

O desenvolvimento da região, que abriga mais de 5 milhões de pessoas, é de interesse do governo de Goiás e do Distrito Federal e recebe apoio dos dois governadores, Marcone Perillo e Rodrigo Rollemberg, salientou um dos coordenadores da CT do Codese, Afonso Assad.  Para que as ações se concretizem, disse, é fundamental o apoio da Sudeco, em ações conjuntas que levem ao maior conhecimento do perfil de cada município, suas vocações e expectativas. Hoje este movimento vem sendo realizado pelo Codese e pela Sudeco, mas de forma isolada.

Para o superintendente da Sudeco, a aproximação com oCodese é muito importante para a realização de um profundo trabalho de pensar no futuro da região, hoje carente de projetos que melhorem os índices de desenvolvimento econômico e melhoria de vida da população. Paulo Muniz, presidente do Codese, disse que a entidade não faz propostas para governos, mas sim de Estado, e todas as sugestões visam promover o desenvolvimento sustentável e estratégico não apenas para Brasília, mas para toda a região de influência da Capital.

Operar em cooperação com a Sudeco garante uma distribuição equânime de esforços em busca de uma maior harmonia entre os diversos municípios, que também devem operar harmonicamente, aproveitando suas potencialidades e vocações.  E, isto só será atingido se trabalharmos com projetos estruturantes, ouvindo a sociedade –que deve participar ativamente do processo, afirmou Paulo Muniz.

Nantes também manifestou seu desejo de construir laços de cooperação que podem levar a propostas de desenvolvimento integrado para a região da Ride. “Hoje não se discute problemas estruturais. A aproximação com o setor produtivo, como propõe o Codese, é um novo modo de pensar para o futuro”. Paulo Muniz garantiu que, sendo uma organização apartidária e sem fins lucrativos,o Codese pode ser uma arma poderosa para as classes produtoras e a sociedade civil organizada atuarem pensando na melhoria de vida da população. “Sabemos onde queremos chegar: oferecer à população melhores condições de se viver onde habita, que poderá ter todos os instrumentos necessários ao atendimento de suas necessidades básicas– segurança, saúde, educação,mobilidade e lazer”.

Codese e Sudeco concordam que é preciso mudar os paradigmas, aproveitando a força e o desejo da sociedade para produzir um planejamento de longo prazo para as comunidades terem esperança no futuro; que este não acabe com os ventos políticos, mas que sejam perenes e acompanhados em sua gestão por toda a população.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por