BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese se prepara para propor planos por uma Brasília melhor

Vai oferecer projeto de longo prazo para os candidatos ao GDF
20/02/2018
FONTE: Internet

O Codese começa o ano com uma proposta subscrita por todos seus membros: preparar um programa de Estado a ser apresentado, em agosto, para os candidatos ao GDF, em nome dos setores produtivos e da sociedade civil organizada. Para isso, recomenda o presidente Paulo Muniz, é preciso o comprometimento de todos, principalmente dos gestores das Câmaras Técnicas, que garantirá o protagonismo da entidade por sua atuação agregadora, com atividades que perpassam todas as áreas -  econômicas, sociais, sustentáveis e estratégicas- visando a busca do bem-estar coletivo.
            Agregador dos anseios da sociedade, apartidário, o Codese é repositório das demandas públicas e não opera com interesses de corporações ou de pessoas. Sua proposta é levar aos futuros candidatos ao GDF, projetos e planos de administração que refletem as expectativas da população que sonham com uma cidade melhor para se viver. E acreditar que isto só ocorrerá se as autoridades tiverem propostas para longo prazo e não apenas para um período de governo.
 Nosso objetivo, insiste Paulo Muniz, é elaborar um plano com visão do futuro, que reflita princípios e indicadores que venham nortear as ações públicas em sucessivas administrações. Em documento encaminhado a todos seus colaboradores, a direção do Codese estabelece padrões, medidas e critérios a serem perseguidos, garantindo “a promoção do bem coletivo, sem qualquer preconceito e outras formas de discriminação” tem como único objetivo de planejar e apresentar soluções para o desenvolvimento sustentável do DF e Entorno, no curto, médio e longo prazo.
 Os “princípios basilares” listados na carta aos associados, indicam a “necessidade de dedicação e comprometimentos” de todos para executar as propostas de cada Câmara; a “boa fé e a ética”  no uso de informações e conhecimentos; “apartidarismo e defesa da coletividade”, sempre isenta e distante dos interesses da política partidária; “interesses difusos” que busquem o desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico para o bem dos cidadãos; “lisura e integridade”, para garantir o bom nível e a qualidade dos debates e o espíritos público de todas as suas proposições.


Proposta para o futuro
Para elaborar essa “carta de navegação” para o GDF, o Codese se organiza criando um planejamento de trabalho para cada Câmara Técnica, que, apoiada na análise e nos níveis de convergências entre os objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, possa ser aplicado em Brasília e região de sua influência.  
Silmara Vieira - arquiteta e urbanista, do desenvolvimento urbano sustentável gestora nas áreas do desenvolvimento urbano sustentável, de habitação, mobilidade e meio ambiente, com atuações no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiânia (onde desenvolveu projetos para o Codese-GO - elaborou um plano de ação para o Codese-DF, já aprovado pela diretoria, e que começa a ser operado ainda este mês.
O documento Codese/DF 2018-2030, em gestação, deverá apresentar princípios, diretrizes, metas, ações estratégicas e indicadores para a atuação sinérgica e integrada das Câmaras Técnicas (CTs), com foco na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o cumprimento da Agenda 2030 no DF e territórios de influência. 
Perseguindo este caminho, espera ser um documento elemento norteador no diálogo com os candidatos ao GDF, a partir de 2018, referencial de pactuação entre a sociedade civil e os planos de governo para a gestão 2019/2022, para a celebração de compromisso dos candidatos para sua execução. 
Para a execução do projeto, o Codese buscará a participação das Entidades de Ensino Superior Academia, nos corpos docentes e discentes, para o detalhamento metodológico a realização de pesquisas, a análise e proposição de níveis de convergência e interação dos objetivos e metas; além de realizar o monitoramento e suporte para os integrantes das diversas CTs nas suas atividades de planejamento, organização e execução.  das pesquisas, estabelecendo níveis de convergência dos objetivos e metas; monitoramento e suporte para os integrantes das diversas CTs, e planejamento, organização e realização dos eventos promovidos em cada setor.
Na proposta para execução do documento Codese/DF 2018-2030, estão previstas reuniões com os agentes públicos responsáveis pelas áreas de planejamento e orçamento do GDF e permanente interlocução com os poderes legislativos (distrital e federal), e com entidades não governamentais comprometidas com a Agenda 2030 para pactuar uma cooperação mútua na realização das diversas atividades. Propõe, ainda, a realização de workshops por cada CT, para discutir os resultados dos trabalhos e a formulação da Visão de Futuro.
Depois discutidos e checados todos os dados e propostas, o documento final, antes da discussão com os candidatos será levado para validação em seminário com a participação de todos os membros do Codese.

 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por