BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Ministro da Cidade conhece propostas do Codese e garante trabalho conjunto

Alexandre Baldy compartilha motivação para desenvolvimento do Entorno
05/06/2018
FONTE: Rafael Luz

        Ao apresentar o Codese DF ao ministro da Cidade, Alexandre Baldy, o presidente Paulo Muniz disse que a união das classes produtoras e a sociedade civil organizada tem como objetivo fortalecer os futuros governos com propostas de planejamento econômico, social, sustentável e estratégico, saídas do desejo da população, para tornar o futuro de Brasília e Entorno mais saudável e feliz. Baldy garantiu interesse de que os diversos setores do Ministério participem desse esforço de mobilização social para encontrar objetivos viáveis para resolver os problemas da região que, estendida, habita mais de cinco milhões de pessoas.
      O encontro, que durou mais de uma hora, serviu para que alguns importantes entraves para o desenvolvimento da região que vêm sendo estudados pelas Câmaras Técnicas do Codese –Desenvolvimento Urbano, Logística e Distribuição, e, principalmente Regiões Metropolitanas do Eixo, Brasília, Goiânia e Ride- pudessem ser compartilhados com o Ministro e sua equipe – Silvani Pereira (secretário Executivo) e Gilmar Souza (Secretário nacional de Desenvolvimento das Cidades).
        O ministro Alexandre Baldy, que é goiano, se disse preocupado com os impedimentos institucionais para uma associação mais objetiva entre Brasília, Goiânia Entorno e Ride, salientando ser necessário que se encontre mecanismos legais que tornem mais efetiva e colaborativa as propostas de desenvolvimento regional, gerando ganhos para todos. Afonso Assad, gestor da CT do Eixo, citou como exemplo de interesse do Codese num futuro sustentável para a região, a intenção de incentivar a transformação do município goiano de Santo Antônio do Descoberto num polo de desenvolvimento capaz de atrair investimento e renda para a população.
        Adair Ribeiro, representante goiano na gestão da CT do Eixo, salientou a necessidade de compartilhamento da definição e cobrança do ICM entre Brasília e Goiás para tornar realidade essa e outras sugestões. O presidente do Conselho Consultivo do Codese, Adelmir Santana, presidente da Fecomércio DF, lembrou que existem grandes problemas na região, e, o mais intenso é o deslocamento diário das pessoas moram em Goiás e trabalham em Brasília.  Segundo ele, é fundamental que as autoridades se preparem efetivamente para definir o futuro que se quer para a região, olhando as soluções viáveis com a necessária excepcionalidade.
     O ministro Baldy e os dirigentes do CodeseDF concordaram que a solução dos problemas existentes, decorrentes em grande parte da explosão das cidades do Entorno, exige que se criem objetivos realizáveis e integrados entre os Governos de Goiás, Brasília e União. Uma das soluções perseguidas é a criação de   uma região Integrada de Desenvolvimento, que exigiria o apoio parlamentar para a implantação de uma grande área metropolitana, que poderia ordenar todas as grandes demandas de emprego, segurança, educação e, principalmente mobilidade urbana.
        Participaram ainda do encontro, como dirigentes e membros de Câmaras Técnicas, Fernando Brites –diretor financeiro, Rosane do Valle – secretária geral, e Wesley Bento-  representante da OAB e membro da CT do Eixo.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por