BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Redenção do Entorno só virá com a união de todos os atores

A reativação da Ride é o primeiro passo
18/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Asbraco

A união e o desenvolvimento econômico e social da região da Ride – Brasília, 22 municípios goianos do Entorno e três municípios mineiros- só se realizará com a união de todos, operando as vocações produtivas de cada uma cidade, formando uma “cadeia produtiva”. Sem isso os processos isolados de desenvolvimento não terão robustez para garantir a melhoria da qualidade de vida da população e não gerará recursos para a ocorrência de uma infraestrutura básica necessária a todo o processo produtivo. 
O alerta foi feito pelo vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese-, Luiz Carlos Botelho, durante reunião da Câmara Técnica “Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride”, que teve a participação de representantes do GDF (secretarias do Desenvolvimento, Fazenda e Terracap), das prefeituras dos dois estados e do Governo de Goiás. A Câmara tem quatro gestores (dois de Goiás - Adair Ribeiro e Carlos Alberto Moura e dois de Brasília – Afonso Assad e Luiz Carlos Botelho).
A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional. Foi criada em 1998 mas sofre de inanição, e seu Conselho não se reúne há mais de três anos.
Para Afonso Assad a mudança do patamar de desenvolvimento da região exige que as prefeituras estejam atentas às aspirações das populações e que os governos de Goiás, Minas  e de Brasília se unam à União, apresentando propostas, sugestões de planejamentos para que se organize o processo produtivo, respeitando as realidades e expectativas locais. Hoje, salientou, temos total identificação com o Codese-GO, trabalhamos integrados e buscando soluções viáveis que podem reverter os angustiantes problemas que acometem Brasília e Entorno.
A região geoeconômica do DF é do tamanho da Bélgica, um dos países que oferecem as melhores condições de vida para sua população. O que não acontece aqui, lamenta Luiz Carlos Botelho. “O Codese foi criado para trabalhar para transformar as expectativas da sociedade em realidade, através de estudos e planejamentos, a médio e longo prazo, agregando a execução das propostas dos governos que, antes das eleições, aceitaram as sugestões. Acreditamos que, ouvindo o desejo da sociedade, os governos podem resolver vários óbices para o desenvolvimento, garantindo apoio àqueles que querem produzir, facilitando suas atividades sem embaraça-los com burocracias impeditivas”.
Para os prefeitos da região, é necessário – com o apoio do GDF e dos governos de Goiás e Minas Gerais - reativar o Conselho da Ride. É importante que todos tenham uma visão ampla do que pode ser conseguido através da Ride, que propõe acatar projetos que atendam a pelo menos dois municípios. Por isto, salientou o prefeito de Unaí /MG – José Gomes Branquinho- a integração econômica da região, que abriga mais de 5 milhões de habitantes, exigirá a integração e o respeito pela viabilidade de cada uma.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por